Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

LADEC - Espaço Construído

Publicado: Terça, 15 Fevereiro 2022 04:25 | Última Atualização: Terça, 15 Fevereiro 2022 04:25 | Acessos: 69

Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Ambiente Construído

 

Coordenação:
Profº Dr. Irving Montanar Franco

O laboratório teve o nome de batismo pela autoria de sua Madrinha Profa. Dra. Ana Claudia Cardoso durante o ano de 2005. Sua implantação desenvolveu-se sob a revisão de um plano de Ação Crítica ao projeto pré-existente - voltado a potencializar as aquisições de equipamentos, o que foi aprovado pela Procel edifica no interim do final de 2005 e início de 2006.

O LADEC estruturou-se através do Convênio com a Procel Edifica da Eletrobrás (ECV-081/2005 registro Eletrobrás, registro FADESP - 1485) que em 2005, sob um plano gestado com a ação da Profa Dra. Ana Claudia Cardoso, o que impulsionou e justificou a Dotação de Docente ser lotado no ITEC - especificamente a FAU- visando a sua Plena Implantação. Esta dotação docente (atual coordenador) foi concluída via Concurso em julho de 2005 e teve o seu contrato assinado em agosto de 2005 (completando 16 anos em agosto de 2021).

 

Montagem do acervo Instrumental: Aquisição de Equipamentos via Convênio.

Uma série de equipamentos "próximos e no Estado da Arte" foram adquiridos e gerenciados com auxílio da FADESP - nossa Fundação Interveniente-, que muito nos apoiou nas inúmeras horas de condução das licitações. Tais procedimentos envolvendo conhecimento técnico demandava além de atender aos procedimentos de licitações para a lista de equipamentos temáticos, a i- Conferência Crítica das capacidade técnicas das especificações, ii- Atualização de custos, iii- Adequações Quali-quantitativas -em número e qualidade- e seus detalhadamente, para assegurar o devido atendimento às demandas do escopo dos trabalhos ratificados entre a UFPA e a Eletrobrás.

Nosso escopo Principal está voltado a apoiar a difusão da cultura da Eficiência Energética e do Conforto Ambiental - principalmente a formação de Graduandos e Pós-Graduandos como Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros e Profissionais afins.


Nossas potencialidades em termos de ferramentas:

O LADEC tem a possibilidade de desenvolver Diagnósticos Ambientais por meio do monitoramento de desempenho de edificações e do espaço construído, caracterizando grandezas físicas relacionadas a Conforto Ambiental como termohigrométricas entre outras como: i - Trocas Térmicas, ii - Trocas Luminosas (aproveitamento da Luz Natural e Artificial), iii - Eficiência energética, iv- Acústica de Edificações e Ambiental, v - Diagnóstico de Desempenho de Edificações por meio de Ferramentas Computacionais.

Tais ações são somente possíveis em suas ênfases específicas com a estratégia voltada a Consolidação da Cátedra de Conforto Ambiental junto a FAU/ITEC/UFPA . Esta estratégia se desenvolveu-se através da agregação paulatina de Profissionais Professores Drs. via Concursos ( 2° Profa. Dra. em 2009 e mais recentemente o 3° Prof. Dr. em 2019), reforçando a Cátedra de Conforto Ambiental e em específico as práticas relacionadas às ênfases desenvolvidas em seus Doutorados.

O LADEC tem em sua trajetória buscar apoiar práticas preferencialmente voltados ao mútuo desenvolvimento, via cooperações como projetos e parcerias envolvendo a demonstração e Desenvolvimento de competências em Conforto Ambiental, aportanto recursos humanos e práticas voltadas a Graduação e Pós-graduações seja em cursos de especializações -no âmbito do stricto sensu- e do latu sensu, sendo entre eles ja desenvolvidos trabalhos e orientações com: i- FAU/ITEC (graduação), ii- PPGAU/FAU/ITEC, iii- PPGCMA/ICEN, e iv- Ciência Animal da UFPA.

Entre outras cooperações podemos citar cooperações com caráter técnico-científico desenvolvidas com: a Embrapa Oriental, consultores SEBRAE, e a EletroNorte - Energia.


Acervo didático do LADEC:

Os trabalhos desenvolvidos junto a Graduação, Pós-Graduação e Workshops internos e externos ofertados a comunidade, são selecionado e compõem o Acervo Didático de Formação, assim mantém-se o material que serve de referência e atesta as competências de práticas metodológicas desenvolvidas nestes 16 anos de atuação junto a FAU/ITEC/UFPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página