ptenfres

14 SEMINARIO DOCOMOMO BRASIL
Belém, de 27 a 29 de outubro de 2021
Coordenação: Profas. Dras. Celma Chaves e Cybelle Miranda

O seminário Docomomo Brasil se realiza há 27 anos, e constitui o evento de maior relevância sobre obras da arquitetura, urbanismo e paisagismo do Movimento Moderno no país. Congregando um número expressivo de pesquisadores, discentes e docentes, já é um tradicional espaço de debates e reflexões onde se pode conhecer os resultados de estudos de diversos grupos de pesquisas e de trabalhos individuais em pós graduação e graduação, que se desenvolvem em inúmeras universidade brasileiras.

Além de discutir resultados de pesquisas, livros e outras produções, o seminário é uma oportunidade para trocas de conhecimento sobre as gestões desenvolvidas nos vários núcleos regionais do Docomomo no Brasil, a respeito do estado das obras modernas existentes nas cidades brasileiras, contribuindo para divulgar a necessidade de proteção, de conservação e de tombamento de edifícios e outros espaços modernos.

Em Belém, se constituiu desde 2019 o Núcleo Docomomo Pará, que está engajado na elaboração de estudos que visem a proteção do patrimônio moderno, buscando parcerias com as instâncias federal, estadual e municipal com competências no âmbito patrimonial. Entende-se que a universidade pode e deve contribuir na formulação de ideias e propostas em prol de sua defesa e de seu reconhecimento, principalmente tendo em vista que Belém ainda apresenta grande parte dos exemplares dessa arquitetura desprotegidos, outros já desaparecidos, e a maioria encontra-se à mercê de interesses alheios à sua permanência como ente de valor identitário, cultural, social e estético na história e memória da cidade.

A participação de renomados conferencistas nacionais e internacionais no 14º Seminário Docomomo Brasil, demonstra a importância das discussões que serão levadas a termo durante o evento, o que certamente impactará o curso das pesquisas realizadas por discentes e docentes do programa. Assim, enriquecem-se e fomentam-se novos olhares e novas parcerias sobre o tema do seminário, incluindo as questões particulares que incidem sobre a produção moderna na região amazônica, renovando e ampliando a perspectiva historiográfica nos estudos das expressões do moderno no Brasil.

Pedimos que divulguem em suas turmas, e solicitamos que as mesmas sejam dispensadas durante a realização do evento. As inscrições estão com descontos de 50% para os alunos da FAU.

Atenciosamente,
Profa. Dra. Celma Chaves e  Profa. Dra. Cybelle Miranda