ptenfres

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

• Publicado: Quarta, 01 Novembro 2023 15:06
  • Última Atualização: Quarta, 01 Novembro 2023 17:58

O que é o Enade e qual o seu objetivo?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Enade é obrigatório?

Sim. Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

Quais os instrumentos básicos do Enade para o estudante ?

-  Prova (obrigatória);

- Questionário do Estudante (obrigatório): destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade;

Quem são inscritos?

Alunos ingressantes e concluintes do curso de Arquitetura e Urbanismo.

- Estudantes ingressantes: são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do exame, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições de cada edição do Enade.

- Estudantes concluintes: São aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho do ano seguinte ao da edição do exame ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições da edição do Enade.

Quem participa do Exame?

Somente alunos concluintes. Os estudantes ingressantes serão dispensados da prova a ser aplicada naquele ano e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep.

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao seu registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES).

Como é feita a inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à instituição de educação superior.

Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha.

Estudante com status "trancado" é obrigado a participar do Exame?

Sim, pois apesar de estar com o status “trancado” o aluno está em situação regular “ativo” com a instituição.

O que ocorre se o aluno não comparecer ao Exame ou não preencher o questionário do estudante?

Ficará em situação irregular e não poderá colar grau até a regularização junto ao INEP.

Fiz o ENADE e continua a pendência em meu histórico

A regularidade do Enade no Histórico Acadêmico do aluno só é realizada no ato de envio do processo de conclusão de curso.

Cronograma  -  Principais datas

Ação

Inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados

Coordenador de curso